Será verdade que as redes sociais engoliram os sites? Entenda mais lendo o nosso artigo
Quando o assunto é presença digital, uma dúvida comum é sobre os sites: será que hoje, com o domínio das redes sociais, ainda vale a pena para o PME ter um site ativo? Afinal, tornou-se comum usar redes como Instagram e Facebook para localizar empresas, descobrir os seus serviços e produtos e, claro, verificar a opinião de quem já foi cliente,
Muitos podem se surpreender, mas a verdade é que vale a pena sim ter um site bem estruturado, organizado e que seja sempre atualizado por uma equipe especializada. Confira algumas das vantagens que o site oferece para sua pequena ou média empresa.
Presença online constante
O site é um recurso que os consumidores vão encontrar disponível 24 horas por dia. A qualquer momento, eles podem acessar o site e visualizar informações sobre a empresa, o que ela faz, quais são os seus diferenciais, etc.
Inclusive, o site é um ótimo espaço para que as empresas coloquem mais detalhes a respeito do que oferecem e de como funciona o seu trabalho. Isso inclui vídeos institucionais, depoimentos e outros materiais.
Se houver um e-commerce, melhor ainda!
Quando o site da sua empresa tem um e-commerce, as vantagens são ainda maiores. Afinal, o consumidor consegue fazer a sua compra a qualquer momento, sem precisar aguardar horário comercial.
Para que a venda seja estimulada, porém, é preciso que esse e-commerce seja bem intuitivo, de fácil acesso e que vá guiando o cliente até a finalização da compra sem muitas distrações.
Reforça a credibilidade da empresa
Ainda que as redes sociais estejam dominando cada vez mais a relação entre empresas e clientes, a realidade é que a maioria ainda vê a existência do site como uma confirmação de que a empresa é séria.
Sendo assim, manter um site e tomar todo o cuidado para que ele seja bem desenvolvido e altamente responsivo aumenta as chances de os consumidores confiarem no seu negócio. Para isso, também é importante que os conteúdos desse site sejam bem selecionados e estejam atualizados.
Permite mostrar de forma clara todas as certificações e reconhecimentos
Não há dúvida de que os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade das empresas que contratam, prestando atenção à sua ideologia e posicionamento. Se antes o que pesava era apenas o preço dos produtos, hoje não é mais assim.
Por isso, é interessante que o PME use o site para apresentar ao seu público todos os seus valores, além das suas eventuais iniciativas de responsabilidade ambiental e social.
Outro tipo de informação que precisa constar no site são as certificações e reconhecimentos que a empresa tenha recebido. Isso demonstra o foco e o compromisso em proporcionar sempre produtos e serviços que sejam seguros, eficientes e regularizados.
Oferece uma forma de contato oficial com os clientes
Apesar de ser comum os clientes mandarem mensagem em redes sociais para perguntar sobre valores e tirar outras dúvidas, é fundamental que o PME tenha os seus canais oficiais de atendimento.
O site é a melhor maneira de apresentar esses canais aos consumidores, deixando tudo organizado em apenas um lugar. Inclusive, é recomendado que haja várias opções de contato, incluindo formulário, e-mail e número de telefone.
E o que é preciso para um site ser atrativo?
Agora que você já sabe a importância que um site tem para o PME, é hora de saber um pouco mais de como esse site precisa ser estruturado.
É muito importante que ele tenha certas características para ser mais atraente para o público e potencializar as chances de conversão, incluindo:
- Informações que sejam dispostas de forma clara
- Uma identidade visual que reflita o que a empresa deseja transmitir (modernidade, sofisticação, delicadeza)
- Ser responsivo, ou seja, adaptar-se aos diferentes tipos de tela para melhorar a experiência do internauta
- Apresentar provas sociais (depoimentos) verdadeiros
- Reforçar o logotipo, facilitando a memorização inconsciente do consumidor
- Botões que permitam compartilhamento do conteúdo em diferentes plataformas
- Conteúdo relevante que vá além do comercial
Você vai se surpreender com o aumento dos seus resultados depois de implementar o site certo para a sua PME. A Marketing Labs tem anos de experiência e os melhores profissionais para revolucionar o site da sua empresa. Vamos transformar seu negócio juntos?