Saiba de forma certeira o que funciona em cada plataforma e veja seu engajamento e suas vendas crescerem. Explicamos como neste artigo.
Basta passar um tempinho nas redes sociais para perceber que cada uma delas tem o seu público e os tipos de conteúdo que mais geram retorno. Dominar as diferenças entre elas pode ser o segredo para sua PME ter um alcance que você nunca imaginou.
Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas o que funciona em cada uma dessas plataformas e, a partir de então, será impossível sua presença online não ficar ainda mais forte. Confira:
Facebook: ótima rede para informar com maiores detalhes
O layout das publicações do Facebook o torna uma rede social fantástica para informar os consumidores. Inclusive, é possível criar grupos para os clientes e acompanhar a Biblioteca de Anúncios para verificar como a sua concorrência tem se posicionado.
Veja quais são as coisas que mais funcionam nessa rede:
- Faça publicações constantes
- Escolha conteúdos que sejam relevantes, dando preferência pelos informativos
- Aproveite os assuntos que estão em alta, inclusive os memes
- Marque presença em grupos que reflitam os interesses da sua audiência
- Aposte no Marketplace para seus produtos e serviços serem mais vistos
Instagram: a rede onde predominam as emoções
O Instagram é uma excelente plataforma para atingir as emoções da sua audiência. Não é à toa que o apelo visual é tão forte: nessa rede, nada vale mais do que uma boa imagem. Por isso, as publicações ali devem vir cercadas de um cuidado especial com o layout. Confira as principais dicas para essa rede:
- Fazer publicações todos os dias, nem que sejam stories
- Estimular o engajamento por meio de enquetes e do repost de conteúdos que marquem a sua empresa
- Usar os carrosséis para tratar de assuntos mais extensos ou apresentar mais produtos
- Postar ao menos 2 reels por semana
- Acompanhar as métricas das publicações
- Fazer parceria com influenciadores da sua região
TikTok: ferramentas ideais para sua PME se tornar viral
A palavra de ordem no TikTok é “viralizar” e isso é possível para todos: basta ter o timing certo e ficar atento. A audiência dessa rede gosta de histórias surpreendentes, que prendam a atenção, além de estar sempre pronta para participar de trends.
A sua PME não pode ficar de fora se a sua intenção é aumentar seu público e sua conversão. Confira o que dá certo nessa rede:
- Apostas nas hashtags em alta
- Criar vídeos que usem os áudios em alta, verificando antes se não tem conteúdo impróprio
- Publique dicas diversas que tenham a ver com seu produto ou serviço
- Use o TikTok Studio, que é uma ferramenta para acompanhar o alcance das publicações
Pronto: agora é só adaptar o seu conteúdo para cada uma dessas redes e aproveitar os resultados fantásticos que você colherá. Na Marketing Labs, estamos atentos às particularidades de cada rede social e levamos sua PME até o sucesso.