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Woocommerce: 3 tutoriais para dominá-lo e começar sua loja

Acabou de criar sua loja virtual, mas ainda tem dificuldade para configurar o Woocommerce? Pensando em você, que está se aventurando com o wordpress e o Elementor para criar a sua própria loja online, que contratou uma agência para desenvolvê-la ou que precisa auxiliar o seu cliente a utilizar as ferramentas básicas do WooCommerce, a Marketing Labs preparou um tutorial especial. 

Sem dúvidas, estar inserido no meio digital é fundamental para evoluir nos negócios, pois as pessoas vêm tendo cada vez menos tempo para ir às lojas físicas, preferindo comprar pelos seus smartphones e computadores com alguns cliques  em QUALQUER LUGAR, seja no horário de almoço do trabalho, no sofá de casa, naquela viagem de família etc.

Já dizia nosso grande amigo:  “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas – as que fazem negócio pela Internet e as que estão fora dos negócios” . 

Vai discordar do Bill Gates?

Sabendo disso, é muito importante utilizar corretamente os recursos básicos do Woocommerce: adicionar e editar produtos, criar cupons promocionais e  utilizar as ferramentas do painel para manter sua loja online sempre atualizada, garantir uma melhor experiência de compra para o seu usuário e marcar uma forte presença no mundo digital.

 

 

Conteúdo

Como Editar Produtos já existentes?

Tutorial Woocommerce

Para alterar as informações e editar os nossos produtos, temos que entrar no painel do WordPress do nosso ecommerce e clicar em “Produtos”.

Tutorial Woocommerce

Vamos dar um zoom no produto “DNK Black Shoes”

Tutorial Woocommerce 1

 

Agora, exploraremos todas as opções:

Ver:   ao clicar em “ver”, você é redirecionado para a página do produto para ter a mesma visualização que o cliente terá quando acessar o ecommerce e clicar no produto desejado.

Tutorial Woocommerce

Duplicar:  Ao clicar nesse botão, você duplicará o produto, isto é, fará uma cópia do mesmo .

Lixeira: Ao clicar nesse botão você encaminha o produto para o lixo; assim ele não estará mais visível para quem acessa o site e você poderá recuperá-lo no futuro. Porém, caso queira deletar de vez, vá em “lixos”, passe o mouse em cima do produto em questão e clique em “Excluir permanentemente”. Caso deseje a recuperação do produto, clique em “restaurar”.

Para editar as informações do produto temos 2 opções:

1° opção: Clique em “edição rápida”.
Tutorial Woocommerce 1

Iremos nos deparar com essa série de opções:

Tutorial Woocommerce
Tutorial Woocommerce
2° opção : Clique em “editar”
Tutorial Woocommerce 1

Poderemos editar agora um maior número de informações  sobre o produto.

Tutorial Woocommerce

Ao clicar em “editar”, nos deparamos com o painel para alterar todas as informações do produto. O primeiro campo de texto contém as informações que aparecerão em “descrição” na página do produto, como mostra a imagem a seguir:

Tutorial Woocommerce

Observando os quadros indicados na imagem, em  “Categorias de produto” da barra lateral à direita, pode-se alterar a categoria do produto.

Tutorial Woocommerce

1- Caso não encontre a categoria que deseja dentro das opções já existentes, clique em “adicionar nova categoria”.

2- Logo em seguida, aparecerá uma caixinha abaixo contendo um campo de texto vazio e um campo de seleção “Categoria Ascendente”.

3- No primeiro campo, deve-se escrever o nome da nova categoria.

4- No segundo, deve-se indicar se há alguma categoria acima da nova, como sugere o exemplo:  criamos a categoria “Tênis esportivo” para o produto que estamos editando; como trata-se de um tênis feminino a categoria que está acima de “Tênis esportivo” é “Women” (mulheres).

Tutorial Woocommerce

Logo abaixo, você pode:

1-Alterar o preço do produto

2-Colocar um preço promocional, podendo ajustar a data de início e fim da oferta.

3- Em “Inventário”, você definirá se o produto está ou não em estoque ou se a venda é feita apenas sob encomenda.

4- Em “entrega”, você definirá as dimensões e peso do pacote contendo o produto que será enviado  pelos correios ou transportadora. Essas informações serão importantes para o cálculo de frete.

Tutorial Woocommerce

Descendo a página, veremos uma segunda caixa de texto; o que escrevermos aqui irá aparecer logo abaixo do título do seu produto e ao lado da foto do mesmo.

Tutorial Woocommerce

Na barra à direita, vamos ver como alterar a foto em “Imagem do produto”.

Tutorial Woocommerce

Vamos dar um zoom:

Tutorial Woocommerce

Quando clicar em cima da imagem, uma área de upload será aberta.Basta arrastar a imagem ou clicar em “Selecionar arquivos” para adicionar uma nova foto ao produto.

Tutorial Woocommerce

Como indicam os quadros da imagem, pode-se adicionar uma galeria para o produto, caso ache necessário colocar mais de uma foto. Lembre-se que a foto que ficará em destaque é a imagem definida na figura anterior.

Tutorial Woocommerce

Atualize para que as informações alteradas fiquem registradas.

Criar novos produtos

Para criar novos produtos, seguiremos passos bem semelhantes aos descritos no tópico anterior, assim mostraremos de forma resumida como adicionar novos produtos na sua loja. Acompanhe a sequência de instruções:

Tutorial Woocommerce
Tutorial Woocommerce
Tutorial Woocommerce
Tutorial Woocommerce
Tutorial Woocommerce

Como criar cupons promocionais?

Para criar nossos cupons, vamos primeiro acessar o painel WordPress; em seguida clicamos em “WooCommerce”  e veremos que apareceu o menu do woocommerce (início, pedidos, clientes, cupons etc). Devemos clicar em “cupons”.

Tutorial Woocommerce

Clique em “Adicionar Cupom”.

Tutorial Woocommerce
  1. Você pode clicar em “gerar código” para gerar uma identificação para o seu cupom ou pode, no campo de texto  onde está escrito “código do cupom ”, escrever um nome personalizado.
  2. Abaixo, escreva a descrição do seu cupom. Como um exemplo, vamos gerar um código para nosso cupom de Natal com 15% de desconto e frete grátis.
Tutorial Woocommerce

 Vamos escolher o tipo de desconto que será aplicado.

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Desconto em porcentagem: o valor inserido em “valor do cupom “ será em % e será abatido do valor final no carrinho. Por exemplo: minhas compras deram R$1000 no carrinho, com 15% off, terei um desconto de R$150.

Desconto fixo de carrinho: o valor inserido em “valor do cupom” será em R$ (reais) e fixo. Ex: se colocarmos um “valor do cupom”=15  e se minhas compras deram R$1000. Terei R$15,00 de desconto e pagarei  R$985,00.

Desconto fixo de produto: o valor é aplicado a um produto específico.

Tutorial Woocommerce

1.Ao selecionar a caixa, você  concede ao seu cliente um frete gratuito.

2.Defina a data de validade do cupom, isto é, até quando esse cupom poderá ser usado.

3.Clique em “Restrições de uso”  caso achar necessário limitar o uso segundo algum critério de interesse, como :

Tutorial Woocommerce

Podemos também definir os limite de uso para o cupom que estamos criando:

Tutorial Woocommerce

Agora que já definiu os parâmetros e regras, é só clicar em “Publicar” para colocar o cupom em uso e divulgá-lo para os seus clientes.

Tutorial Woocommerce

“Mas como meus clientes vão usar??.....”

Primeiramente, o cliente deve ir à página do carrinho da loja.

Tutorial Woocommerce

Em seguida:

  1. Deve inserir o código do cupom  no campo indicado e clicar no botão “Aplicar cupom”.
  2. Automaticamente ele verá o desconto cadastrado sendo aplicado e o nome do cupom. Agora é só concluir a compra.

“Posso permitir mais de um cupom??”

Pode sim, mas é necessário ter controle para não sair no prejuízo. 

 

Para isso, basta criar um outro cupom e o cliente utilizar mais de um cupom na página do carrinho.

Veja o exemplo de aplicação de mais de um cupom de desconto.

Vamos discutir aqui dois métodos para que os cupons sejam aplicados e avaliaremos o mais vantajoso. Temos o método padrão e a aplicação sequencial.

Tutorial Woocommerce

Apliquei 3 cupons:

1°:  desconto de 15%

2°: desconto de R$10

3°: desconto de 10%

Perceba que todos os descontos de porcentagem são aplicados em relação ao valor total do produto por padrão e isto pode ser desvantajoso. Dê uma olhada nas continhas:



Conta: R$150

Aplicamos o 1° cupom de 15% em relação ao total ——–>   desconto = 15% . 150=R$ -22,5

Falta pagar= R$127,5

Aplicamos o 2° cupom com desconto fixo de R$10

Falta pagar= R$117,50

Aplicamos o 3° cupom de 10%, porém esse desconto é calculado em relação aos R$150 e não  ao que falta pagar ———> desconto = 10% . 150=R$ -15,00

 

Falta pagar: R$102,5

 

Vamos utilizar uma prática melhor agora, que consiste em aplicar os cupons sequencialmente:

Conta: R$150

 

Aplicamos o 1° cupom de 15% em relação ao total ——–>   desconto = 15% . 150= R$-22,5

Falta pagar= R$127,50

Aplicamos o 2° cupom com desconto fixo de R$10

Falta pagar= R$117,5

Aplicamos o 3° cupom de 10%, mas agora esse desconto é calculado em relação aos R$117,50 que falta pagar e não ao total de R$150  ———> desconto = 10% . 117,5 =R$-11,75

 

Falta pagar: R$105,75

 

Comparando os dois métodos, onde:

1- O primeiro você  só recebe  R$102,5 uma vez que os descontos são calculados sobre o valor total.

2- O segundo você recebe R$105,75 uma vez que o desconto é calculado sobre o valor que falta pagar após a aplicação de um outro cupom (aplicado sequencialmente).

 

O segundo método é bem mais vantajoso para o dono do ecommerce, uma vez que aplicar todos os descontos em cima do valor total fará o lojista perder muito dinheiro; no exemplo dado,  a diferença foi bastante sutil, mas em larga escala, o lojista basicamente entregará muitos produtos quase de graça para seus clientes. 

Assim, tome cuidado com a quantidade de cupons disponíveis no seu ecommerce e se pretende criar vários, recomendamos fortemente que analise e configure corretamente as regras de limite de uso e restrições conforme conversamos. 



Bom.. finalmente vamos mostrar como aplicar sequencialmente os cupons

Tutorial Woocommerce
Tutorial Woocommerce

Selecione o botão “Calcular cupom de descontos sequencialmente”.

Tutorial Woocommerce

Conclusão

Estar familiarizado com as ferramentas básicas do seu ecommerce permite um domínio maior sobre as atividades da sua loja, havendo grandes vantagens tanto para os empreendedores que contrataram  a operacionalização do ecommerce quanto para os desenvolvedores que o construiu.

 Para o lojista/empreendedor, é uma oportunidade de se tornar mais independente dos seus desenvolvedores à medida que podem adicionar e editar produtos ou lançar ofertas a qualquer momento, seja no final de semana ou em uma madrugada de quinta-feira, por exemplo, uma vez que a agência desenvolvedora realizará alterações em horário comercial, respeitando uma fila de solicitações de seus demais clientes.

O material apresentado auxilia o desenvolvedor à medida que pode encaminhá-lo ao seu cliente para dar os primeiros passos na sua loja e tirar suas dúvidas. Um cliente mais independente desocupa os desenvolvedores das tarefas simples que tomam um tempo longo, como adicionar centenas de produtos, que faria com que o desenvolvedor perdesse  alguns dias, por exemplo, enquanto poderia estar focado em realizar atividades mais complicadas e desenvolver novos projetos.

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